terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mudança no mercado fotográfico

Amigos,
tem algum tempo que as coisas no mundo da fotografia estão mudando.
Primeiro vieram as digitais, eram febre, mas nem todos podiam ter uma máquina boa por um bom preço. Minha primeira DSLR, comprei em 2004. Era uma D70 da Nikon que eu achava maravilhosa e tinha 6 megapixels, aí começou a corrida dos megapixels, cansei de fazer trabalhos e a primeira coisa que me perguntavam quando eu chegava no local era quantos megapixels tinha a minha câmera. Muitas vezes vinha alguém, com uma máquina super amadora e dizia que a dele tinha 10 ou 12, então lá ia eu explicar o porque disso e que não tinha comparação de qualidade, pois o sensor dele era muito menor que o da minha (não vou me alongar aqui, porque o intuito não é esse).
Bem, passado isso, veio a corrida pela câmera full frame, aonde o sensor tem o tamanho do fotograma do filme 35mm (tudo bem, sei que não é exatamente o mesmo, mas para simplificar, vamos fingir que é). Todos os principais fabricantes lançando modelos full frame.
Agora a grande corrida é pelas altas sensibilidades. Câmeras com ISO 12800, 25600, 51200 e acreditem, absurdos 102400.
Eu adoro isso, só quem sai ganhando somos nós, agora podemos registrar imagens nunca antes imaginadas. Essas câmeras conseguem captar cenas que nem nossos olhos conseguem enxergar.
Imaginem fazermos uma foto em uma caverna sem ter que usar tripé, ou fazer uma cena noturna em alta velocidade......essa é a nossa realidade hoje.
Penso o que Cartier Bresson, Pierre Verger e muitos outros que já se foram, fariam com câmeras desse tipo nas mãos.
Acredito que o setor da fotografia que mais lucrou foi o fotojornalismo que sempre precisou de filmes de alta sensibilidade.
Eu como fotógrafo de casamentos também estou adorando. Sempre gostei de fotografar com luz ambiente e pouquíssimo flash, de um tempo para cá isso tem se tornado cada vez mais fácil com esse tipo de câmeras.
Para finalizar, gostaria de deixar um link para que possam comprovar a qualidade absurda que essa nova geração de câmeras tem, mesmo com ISO altíssimo.
O site é este aqui: www.robgalbraith.com


Foto: Rob Galbraith/Little Guy Media

0 comentários:

Contato

21 7826-8037
21 8169-1078
21 4102-7104
contato@joaosalamonde.com.br
Flamengo - Rio de Janeiro

Back to TOP